quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Taboão das Igrejas

Por José Afonso da Silva

Taboão das Igrejas
Na última terça-feira, 29/09, foi aprovado na sessão da câmara municipal de Taboão da Serra, projeto de lei que cria "O Dia do Amor Misericordioso de Deus" que será comemorado todo dia 1º de outubro.
Apresentado, num primeiro momento, como "Dia de Santa Terezinha", encontrou forte resistência dos vereadores evangélicos e de igrejas pentecostais do município. A mudança do nome para "O Dia do Amor Misericordioso de Deus" foi uma forma de dar uma justificativa aos vereadores evangélicos terem uma desculpa para a apresentarem quando voltassem para suas suas igrejas e uma forma de garantir que a votação não fosse apertada. 
A mudança no nome do feriado, nada mais foi que uma manobra dos vereadores, já que o feriado cai no mesmo dia em que se comemora o dia da Padroeira Santa Terezinha (1º de outubro) e todos os jornais e sites da região estão se referindo ao dia como "Dia da Padroeira Santa Terezinha".
Os mesmos vereadores que aprovam projetos que retiram direitos dos trabalhadores e se recusam a discutir reajuste de salários para o funcionalismo, são capazes de aprovarem leis absolutamente irrelevantes ou que só beneficia uma parcela dos moradores da cidade.
Vale lembrar que vivemos num estado Laico, pelo menos ainda, e a aprovação de determinadas datas só servem para descaracterizar a ideia de governo e legislativo de todos os cidadãos, independente de raça, credo e orientação sexual.
A exemplo do que vem ocorrendo em todo Brasil, bancadas fundamentalistas, formadas por católicos e evangélicos, pautam as discussões nas câmaras e assembleias de acordo com suas convicções religiosas e atacando grupos que avaliam serem contra a aquilo que está escrito na bíblia. Isso inclui de posturas machistas, homofóbicas a racistas.
Não é só pela fé, trata-se de um projeto de poder
Quem anda por Taboão da Serra já deve ter percebido que igrejas e mais igrejas são abertas onde antes era uma fábrica, um comércio, uma loja, uma garagem. É difícil encontrar uma rua da cidade que não tenha pelo menos uma igreja em funcionamento. Mas, engana-se quem pensa se tratar do esparramamento de concepções religiosas, de mais taboanenses procurando a paz espiritual. Trata-se de um projeto de poder de fundamentalistas cristãos visando eleger e apoiar vereadores e servir de curral eleitoral para candidatos.
Basta observar a composição da câmara municipal de Taboão da Serra, onde a grande maioria dos vereadores são pastores ou são envolvidos com determinadas igrejas.
Suas pautas são as mesmas dos Pastores Silas Malafaia, Edir Macedo, Marco Feliciano, entre outros. Temas como direitos das mulheres, dos homossexuais são tratados como crime.
A igreja católica estava perdendo feio esta batalha e sua reação se deu com a vinda do cantor carismático Fábio Teruel e pela aprovação do dia de Santa Terezinha.
Não por acaso, se antes os dois blocos políticos que se digladiavam se dividiam entre governistas e não governistas, agora se dividem entre católicos e evangélicos. Basta observar que quem dá entrevistas ou fala em nome das igrejas são vereadores, ex-candidatos a vereador ou futuros candidatos a vereador.
Calma gente, não há uma guerra santa em curso em Taboão da Serra. É obvio que essa divisão se dá visando as eleições de 2016. Todos precisam proteger suas bases e cultivar seus currais eleitorais. Mas não há diferenças políticas significativas, basta olhar as votações na câmara que em sua maioria são por unaninimidade. Após o processo eleitoral estarão todos juntos e firmes contra o interesse do funcionalismo e dos serviços públicos.
Taboão da Serra passa por um tremendo retrocesso civilizatório ao deslaicizar os serviços públicos, o legislativo e o governo.
O resultado disso já sabemos: Estado Islâmico, Al qaeda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário