terça-feira, 27 de outubro de 2015

Flagrante de destruição da mata do Parque Laguna

Por José Afonso da Silva

A mata do Parque Laguna vem sendo devastada silenciosamente nos últimos meses. Hoje, 26/10, eu e o companheiro Gabriel Binho fizemos uma caminhada pelo local e constatamos que os pontos de terra que contrastam com o verde da mata, possíveis de serem vistos de bairros mais altos de Taboão da Serra ou mesmo da BR 116, na verdade, trata-se de uma verdadeira agressão ao meio ambiente.
Curiosos, eu e Binho caminhamos pela mata. Vimos muitos troncos de árvores pelo chão, todos cortados com motosserra; clareiras abertas onde antes havia pelo menos 40 árvores.
Mas, subindo a entrada da mata, que fica em frente à fábrica da Kibon, constatamos que a agressão é muito maior. tratores riscam a mata limpando o terreno para construção de lotes. Algumas casas simples já foram construídas no local, mas há casas grandes, verdadeiras mansões, de até 25 cômodos. O que comprova que não estamos falando de gente pobre e sem recursos.
Percebemos que a tática é ir derrubando as árvores aos poucos, formando clareiras e, depois de algum tempo entram os tratores, caminhões e pedreiros.
Tudo isso sem que os órgãos responsáveis fiscalize ou impeça. Tem cheiro de ação do mercado imobiliário da cidade neste caso.
Taboão da Serra tem cerca de 22km2 e poucas áreas verdes. A destruição da mata do Parque Laguna (até onde sei é uma APA), significará um prejuízo imensurável para a qualidade de vida dos moradores da cidade.
Onde estão os fiscais da secretaria de meio ambiente do município? Onde estão os autodenominados "ecologistas" que só aparecem quando se trata de ocupação feita por movimentos sociais de moradia?












Link com slide e vídeos da matéria: https://www.facebook.com/joseafonsosilva/videos/10204364435465753/?pnref=story


Amanhã, assim que possível, estaremos protocolando no MP de Taboão da Serra, documento com fotos para que sejam tomadas providências imediatas que cessem a destruição da mata.

Fotos: Gabriel Binho

Nenhum comentário:

Postar um comentário