quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Suásticas - Erros e Autoritarismo

Por José Afonso da Silva

Os agentes do governo municipal de Taboão da Serra perdem a língua, mas não assumem o equívoco de ter colocado uma criança para ostentar a suástica nazista no desfile de Sete de Setembro.
Das autoridades que vi se pronunciarem até agora, todas são enfáticas em afirmar que o que está a fazer sobre o tema é criar factóides, intriga política, destruir reputações e etc.
A progenitora da polêmica, a diretora da EMEB Darcy Ribeiro, utilizou as redes sociais, ainda no dia 7 de setembro, para defender o trabalho da escola e criticar os que criticavam o uso da suástica nazista por sua em sua escola.
Até ai tudo bem, ninguém disse que a diretora Sandra Lima estaria fazendo apologia ao nazismo ou que sua escola não teria feito bonito na avenida. O questionamento se restringe ao fato de que foi infeliz o uso da suástica nazista.
Mesmo porque se a avaliação passasse pela idéia de que a diretora faz apologia ao nazismo à discussão estaria no campo criminal e não do debate pedagógico.
Mas como Sandra Lima não dá o braço a torcer, sendo incapaz de ponderar que, caso pudesse prever a polêmica não teria levado a suástica à avenida, ela sai em defesa de seu ato e tenta se justificar a qualquer custo: ““Há um equívoco na interpretação das imagens, não existe referência à suástica de Hitler, ele não criou uma suástica, ele transformou a suástica grega mudando a posição dos braços, colocou dentro de um círculo branco. Estude cada uma delas e a trajetória do nazismo e compreenderá a proposta do desfile” (WWW.overboonline).
Sandra Lima erra novamente ao tentar levar o debate para a disputa política da cidade: “As imagens do desfile são usadas a favor de grupos políticos que querem denegrir nosso trabalho”. Em outra oportunidade entro no debate do quão antipedagógico para um educador usar o termo “denegrir”.
Assim como muitas diretoras (as) de escola, Sandra Lima se sente acima do bem e do mau. Não admite ser questionada. Não admite que possa errar.
O autoritarismo é parte fundamental na política de sucateamento da educação, da imposição de matrizes curriculares neoliberais e na imposição de regras estapafúrdias aos professores e alunos. Um diretor autoritário é super necessário aos planos de governos antidemocráticos e inimigos da educação.
Não por acaso, em 26/06/2014, a diretora Sandra Lima chamou a GCM (Guarda Civil Metropolitana) para expulsar da EMEB Darcy Ribeiro duas professoras grevistas que estavam ali para conversar com o quadro de professores (as). Detalhe, a diretora (Sandra Lima), acionou a GCM com o argumento de que as professoras estariam fazendo bagunça na escola e prejudicando o bom andamento das aulas.
A denúncia foi tão destemperada que os próprios GCMs discordaram da chamada e trataram com as professoras de forma pacífica, como tem que ser.
Por fim, insisto, não acho que a escola Darcy Ribeiro fez apologia ao nazismo e pelos informes que tive, a escola fez uma excelente apresentação. Assumir que foi um equívoco levar a suástica para o desfile, e ainda mais carregada por uma criança, isso só engrandeceria ainda mais a escola e não ofuscaria o brilhantismo da participação no desfile.

Fica a dica!

Charge retirada do facebook do Funcionalismo de Taboão da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário