terça-feira, 8 de setembro de 2015

Muito barulho em torno do uso da suástica nazista?

Por José Afonso da Silva

Presumo que ninguém e sã consciência teria utilizado o símbolo do nazismo no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra com o intuito de defendê-lo. Nem professores (as), nem diretores (as), nem supervisores e nem mesmo os agentes da prefeitura.
Presumo também que ninguém se ateve com antecedência as possíveis conseqüências que teria uma foto de uma criança ostentando a suástica nazista a frente do bloco da escola Darcy Ribeiro.
Deixo claro também que meu interesse em denunciar a foto está longe de querer punições a quem quer que seja pela compreensão acima exposta. O que não significa que o caso não deva ser tratado como grave.
Em minha opinião, a gravidade da questão se inicia pelo fato de que ninguém na escola tenha questionado ou mesmo prevenido sobre o uso de um símbolo que levou milhões a morte durante o governo de Adolf Hitler e na segunda guerra mundial.
Seja por descuido, ignorância ou mesmo por imaginar que estariam levando história ao público que assistia o desfile: Foi tremendamente errado, absoluto mau gosto e antipedagógico. Não importa o contexto, nem uma justificativa é plausível.
Lembremos que em vários países da Europa há um reavivamento do nazismo travestido em partidos nacionalistas. Esses partidos se aproveitam da crise econômica na zona do euro, do desemprego e da crise do refugiados para propagandear suas políticas de intolerância e criminalização a estrangeiros.
Agora, tão lamentável quanto o uso da suástica nazista no desfile de Taboão da Serra, é a postura de alguns em silenciar o fato: “exagero”, “o desfile foi lindo, não há motivos para alarde”, era só uma aula de história”. Pior ainda são os argumentos do tipo: “vão querer fazer disputa política com isso?”, “ah, mas houve ditaduras mais sangrentas que o nazismo”.
A cruz e a suástica – Dois pesos e duas medidas
Quando uma transexual encenou a crucificação de Jesus na parada gay de São Paulo, a comunidade religiosa fundamentalista e ultra homofóbica fez um grande escarcéu chamando o ato de blasfêmia, de desrespeito a religião cristã. Ao mesmo tempo em que mentiam ao utilizar outras imagens que se quer eram da parada ou de grupos LGBTs, no intuito de satanizar a comunidade gay.
No entanto, os argumentos a respeito do uso da suástica nazista feita por esses setores fundamentalistas e homofóbicos é que se trata de exagero, de gente que não gosta de Taboão da Serra. Alguns argumentam que o desfile estava lindo, bem organizado e foi uma demonstração de civilidade e amor a pátria. Não por causa de uma “imagem” que se deve falar mal do desfile.
Não, não é só uma imagem! É uma crítica a um símbolo de morte. Símbolo que inclusive tem seu uso considerado crime de acordo com a Lei 7.716/89 prevê no seu artigo 20.
Mais errado de quem usou a suástica nazista é de quem procura passar panos quentes ou ignorar o fato.
A resposta correta que a administração, assim como a escola, deveria dar seria a seguinte: Pedimos desculpas pelo uso da suástica. Pois os professores (as) da escola não concordam com qualquer estímulo a violência e nem tinham a intenção de gerar tal polêmica. Aproveitaremos o ensejo para levar as escolas do município debates sobre o que foi o nazismo, sua cultura de extermínio de minorias e etc. para que exemplos desta natureza nunca mais se repitam na história da humanidade.



Um comentário: