quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ACIDENTE OU PADRÃO FIFA?

Por Guilherme Boulos

As notícias que chegam até agora falam em pelo menos dois operários mortos na queda do guindaste da obra do Itaquerão. 
Estádio que será "padrão FIFA" de qualidade. O tão falado padrão FIFA foi até apropriado pelas jornadas de junho, exigindo o mesmo padrão para os serviços públicos.

Mas pouco se fala do padrão FIFA de exploração dos trabalhadores nas obras para a Copa. Com a imposição de prazos e exigências, as obras dos estádios tiveram que seguir ritmos alucinantes. Desde o início de 2012 são três turnos de trabalho, 24 horas ao dia.
Não há tempo para fiscalização de padrões de segurança. Quando a urgência se sobrepõe, o resultado pode ser a perda de vidas, como se deu hoje.

E não foi a primeira. O jovem operário José Afonso de Oliveira Rodrigues morreu em junho de 2012 em acidente na obra do Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Neste mesmo estádio foram 5 feridos em outro acidente também no ano passado.

Raimundo Nonato Lima da costa morreu em abril deste ano, nas obras da Arena da Amazônia, em Manaus.

O operário José Elias Machado também morreu, em 2011, nas obras da Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Em Cuiabá houve outro acidente, em setembro último, na Arena Pantanal.

Acidentes? Ou padrão FIFA de exploração?

Mas, afinal, para os donos da Copa e seus patrocinadores, o que são as vidas destes operários? Operários que sequer teriam como pagar ingresso para entrar nos estádios que construíram.

Tratam os operários do mesmo modo que trataram as milhares de famílias removidas de suas casas pelas obras. Com o mesmo descaso. E com a mesma conivência do Estado brasileiro.

A Frente da Resistência Urbana e o MTST fizeram uma ocupação simbólica do Itaquerão para denunciar todos estes crimes da Copa em abril de 2012. Prepararemos novas para exigir justiça e punição aos responsáveis pelas mortes de hoje.

* Guilherme Boulos, membro da Coordenação Nacional do MTST e militante da Frente de Resistência Urbana. É professor e psicanalista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário