quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Greve obriga prefeito Chico Brito (PT) a apresentar proposta de enquadramento para ADIs de Embu das Artes

Por Miguel Leme e Antônio Rocha (Prof. Toninho)

Chico Brito (PT) tem medo da APEOESP
e impede fala do Sindicato

Na terça-feira, dia 10/09, realizou-se na Escola Municipal Valdelice uma reunião entre o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito (PT), e as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) do município para tratar do enquadramento dessas educadoras como professoras.

Esta reunião foi uma conquista arrancada com a recente greve do funcionalismo municipal de Embu das Artes, realizada após a arbitrária decisão da prefeitura em mudar o dia de pagamento dos servidores, sem comunicação e sem diálogo com ninguém.

Nesta greve, as ADIs jogaram um papel fundamental. A APEOESP esteve presente desde o início da mobilização dos servidores, emprestando apoio material e político a essa luta.

Na reunião, havia cerca de 400 professoras ADIs. O Coordenador da Subsede da APEOESP de Taboão da Serra e Região, Miguel Leme, esteve presente, a pedido das próprias ADIs. Isso desagradou o prefeito Chico Brito (PT), que não permitiu que Miguel Leme falasse na audiência. Ao mesmo tempo, ele não atendeu de forma plena a principal demanda das ADIs: o enquadramento imediato destas educadoras como professoras.

De concreto, Chico Brito (PT) disse que até o final do mandato dele (daqui a três anos!!!) irá realizar a equiparação das ADIs com o Magistério, com aumento de 33% a cada ano. Prometeu também criar um Grupo de Trabalho para estudar a situação.

Contra o protesto das profissionais, deu várias desculpas: primeiro que “tinha dúvidas” sobre se seria possível do ponto de vista júridico equiparar as ADIs com os professores, dizendo que algumas prefeituras tiveram problemas na justiça.

No entanto, tal equiparação é legalmente amparada na LDB de 1996, e no PNE de 2001, e já foi implantada em vários municípios, como Diadema e São Paulo. A única controvérsia foi em São Paulo, e era sobre se o tempo trabalhado antes da equiparação contaria para efeito de aposentadoria especial do professor. A própria Secretária de Educação, Lúcia Couto, desmentiu esse argumento, falando publicamente para as ADIs que o “problema não era jurídico, e sim de implementação.”

O prefeito alegou também razões financeiras para não atender essa demanda de forma imediata. No entanto, o que vimos no último período foi um festival de inaugurações de praças, rodoviária e outras obras. Não somos contra tais obras, que beneficiam a população como um todo, mas se existe dinheiro para construir tudo isso, o prefeito deveria planejar também o dinheiro para cumprir suas obrigações com o funcionalismo, que é quem garante o serviço público de qualidade para a população do município.

Além disso, o prefeito Chico Brito (PT) sabe muito bem que 60% do Fundo de Educação Básica (Fundeb) deve ser destinado para o salário dos professores.
A partir disso, fica claro que as restrições jurídicas e financeiras apresentadas pelo prefeito Chico Brito (PT) são falsas. Miguel Leme tentou falar ao final da reunião, para apresentar este posicionamento  da Subsede da APEOESP de Taboão da Serra e Região. O prefeito Chico Brito (PT), de forma autoritária, impediu que o Sindicato tomasse a palavra, encerrando a reunião sem dar uma resposta satisfatória às pessoas presentes. Foi vaiado pelas ADIs quanto criticou a APEOESP e impediu a fala de seu representante.

Ao final, Miguel Leme e as ADIs tentaram fazer uma rápida conversa  no próprio auditório da Escola Municipal Valdelice para fazerem uma avaliação da reunião, mas foram impedidos por funcionários do prefeito, que chegaram ao ponto de ligar o som e ficarem tocando música alta. Isso não impediu que saíssemos todos e fizéssemos a reunião do lado de fora da escola.

A truculência e o autoritarismo do prefeito Chico Brito (PT) não desanimaram as ADIs. O que se viu lá foi muita disposição para continuar a mobilização iniciada semana passada.

A APEOESP continuará a cumprir seu dever de ajudar no reconhecimento dessas profissionais que na prática e por direito são professoras, mas recebem um pagamento inferior e não são reconhecidas como tal.

Para finalizar, gostaríamos de convidar todas as professoras ADIs de Embu das Artes para que participem da Reunião que será realizada na próxima terça-feira, 17 de setembro, `as 19h, na Subsede da APEOESP. O objetivo desta reunião, é termos uma organização permanente até que o enquadramento das ADIs como professoras ocorra de fato. 

Como uma parte importante da lista de presença passada pela APEOESP “sumiu” estranhamente ao final desta reunião, é fundamental que todas as companheiras divulguem este e-mail para as demais professoras ADIs.

A  Subsede da APEOESP está localizada na Rua Jovina de Carvalho Dau, 125 – Centro de Taboão da Serra. Esta rua é a mesma da delegacia de polícia.


·          Equiparação imediata das ADIs com o Magistério! Pagamento igual para função igual!
·          Enquadramento das ADIs no Magistério, conforme prevê a LDB de 1996.
·          Que a prefeitura se responsabilize pela formação e qualificação profissional das ADIs. Por um plano de carreira condizente com suas responsabilidades.
·          Repúdio à postura antidemocrática e autoritária do prefeito Chico Brito (PT)!


Miguel Leme
Diretor da APEOESP
Telefone (11) 99828 2902

Professor Toninho
Conselheiro Estadual da APEOESP

Telefone (11) 97950 8049

Nenhum comentário:

Postar um comentário