segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Desabafo de uma professora no 7 de setembro!

Publico abaixo desabafo de uma professora do município de Taboão da Serra, onde relata em meio as comemorações do Desfile de 7 de Setembro, o esquecimento das reivindicações do funcionalismo por parte da atua administração e um possível caso de perseguição a duas professoras.
A denúncia foi publicada originalmente no facebook da Atraspact

O desfile cívico de 7 de setembro, onde os trabalhadores da educação de Taboão da Serra, diferente de muitos municípios, são obrigados a comparecer, foi para tentar passar a falsa imagem de que tudo está às mil maravilhas. Porém, os funcionários não têm muitos motivos para comemorar. Amargamos mais de 17 anos sem aumento salarial, temos que tirar dinheiro do bolso para ir trabalhar, inclusive hoje, pois não recebemos vale transporte, salas super lotadas, falta de funcionários em todos os setores das escolas, escolas sem estrutura, muitas delas com reformas em andamento, correndo o risco de alguma criança se ferir em meio aos entulhos e materiais de construção, enfim, uma Educação carente. Carente de respeito, de dignidade. E como era de se esperar, mais uma vez, o respeito com os funcionários foi deixado de lado.
Professores que não estavam vestindo a tal “camiseta do desfile” foram convidados a se retirar do evento. Cadê a democracia? O professor acordou cedo, saiu de sua casa para cumprir com seu dever cívico, e é impedido de cumpri-lo por estar sem a camiseta?
Outro fator foi o de o Sr. Secretário de Educação, inúmeras vezes repetir que os diretores, coordenadores e professores das escolas fossem aplaudidos. Nada contra, todos merecem sim reconhecimento, mas péra-lá, uma escola é constituída somente por estes profissionais? E as ADIS, auxiliares de classe que também educam nossas crianças, as ADES que fazem a merenda todos os dias com o maior carinho, os auxiliares administrativos que resolvem a parte burocrática, as PAPS que cuidam da limpeza, as inspetoras de alunos, enfim, esses funcionários também não merecem uma salva de palmas?

 E a coação também não deixou de ser um ponto forte deste desfile. Funcionários descontentes com o fato de o governo estar a quase um ano no poder e não fazer nada pelo funcionalismo, o que foi uma das mais fortes promessas de campanha da atual administração, resolveram falar em alto e bom som que estamos há 17 anos sem aumento salarial e que no município há nepotismo, o que se formos procurar no dicionário o significado, quer dizer: “Prática de dar importantes cargos políticos ou funções de relevo nos negócios aos membros da própria família.”, o que não deixa de ser verdade, já que o filho do prefeito e sua primeira dama foi nomeado secretário de esportes. Tais funcionários foram procurados por uma mulher que disse ser assessora da primeira dama e disse que iria tomar “providências” com relação a esses funcionários, ou seja, ameaça pura, aonde está o direito a liberdade de expressão? Tudo se resolve na base da ameaça? 
Diante da situação, esses funcionários foram procurar a ATRASPACTS e denunciar a ameaça recebida por esta cidadã do governo, acompanharemos essa denuncia e iremos tomar as devidas providências para que esses profissionais não sofram qualquer espécie de perseguição política, já que os mesmos cumpriram seu dever cívico e trabalhista. Assim como estes funcionários, quem sofreu ou souber de mais algum tipo de denúncia e queira nos comunicar, manteremos sua identidade em sigilo absoluto, o que não podemos é ficarmos calados diante de tanta falta de respeito, vamos seguir o exemplo de outros municípios, como Cotia, Itapecerica e Embu que estão mobilizados, lutando por melhores condições de trabalho e direitos. ACORDA TABOÃO!

Foto de Ricardo Vaz (Portal Taboanense)

Um comentário:

  1. Eu concordo com as reinvindicações, desde que também fossem cumpridas as que forem lhe passadas. Se uma administração quer padronizar uma uniformização, deverá o mestre também ter respeito, pois do contrário ao invés de comemoração cívica teremos um Desfile Carnavalesco. E o que esta havendo com a classe dos professores, é que muitos já não vestem as camisa como deveriam. Pergunto;
    ____ Onde e qual escola antes de sua entrada para a classe, Cantam o Hino Nacional?

    ____ Onde e qual escola interagem alunos com Gincanas ou Torneios?

    ____Onde e qual escola solicitam de alunos leituras periódicas de partes de texto ou fazem ditados para treinarem suas escritas?

    Se já não exigem quase nada dos alunos, porque estão se eludindo com aumentos ou mudanças na área da Educação.
    Um bom secretário da Educação deveria ser aquele que os mestres da região indicassem, e isso sim, poderia ser mudado. Basta procurar um Vereador e levantar essa Bandeira. Então posteriormente haveria uma democracia.

    ResponderExcluir