quinta-feira, 7 de março de 2013

Ato contra o péssimo atendimento no Pronto Socorro do Antena arranca compromissos da secretária de Saúde de Taboão da Serra

Por José Afonso da Silva


No dia de hoje, na quinta-feira, cerca de 500 militantes do MTST,do Fórum  Popular de Saúde e moradores de Taboão da Serra se concentraram na praça Luiz Gonzaga para a primeira manifestação de rua contra as péssimas condições de atendimento do Pronto Socorro do Antena.
Os manifestantes foram recebidos pela secretária de saúde de Taboão a Serra, Raquel Zaicaner, que ouviu todas as reclamações e denúncias sobre o caos instalado no Antena nos últimos meses: falta de médicos,medicamentos, higiene ,funcionários e espera de mais de dez horas. Exigimos da secretaria e do prefeito ações imediatas para a garantia de um atendimento digno e humano população que procura o Antena.
Apresentamos também a exigência do rompimento do contrato com a ONG IACTA Saúde e solicitamos informações de quais foram as providencias da administração municipal neste sentido até então.
A secretária de saúde, por outro lado, reconheceu todos os problemas apresentados por nós e explicou em metáforas que a situação do Antena se comparava a uma bomba-relógio, “montaram uma bomba é fácil –feito do governo Evilásio – desmontar esta bomba é mais difícil e demorado do que gostaríamos”. Argumentou também que Evilásio Farias deixou uma dívida de 14 milhões de reais, e que os estudos da secretaria tem como objetivo a ruptura do contrato o mais rápido possível.
A secretária se prontificou  a atender e resolver pessoalmente a todos os problemas e denúncias que surgirem no Antena dali para frente. Ainda durante a reunião, foi intermediada por Olívio Nóbrega, uma audiência com o prefeito Fernando Fernandes para a semana que vem.
Ao termino da reunião com a secretária, a mesma nos convidou para verificar o funcionamento de todas as alas do hospital, assim como os médicos que estavam atendendo e os funcionários que estavam trabalhando naquele momento.
Sabemos que por mais boa vontade e disposição da secretária , os problemas do Antena, assim como das outras UBS, continuaram existindo, por isso é fundamental que a população e os usuários da saúde pública do município relatem e denunciem todos os problemas que enfrentarem quando utilizarem os serviços de saúde de Taboão da Serra.

Conflito com a GCM

É necessário dizer que o movimento social, sindicatos e trabalhadores organizados não nutrem nem uma simpatia pelo PSDB e, naturalmente, não é diferente em Taboão. Porem, deve-se admitir que desde o início  deste governo percebemos uma mudança de qualidade referente ao tratamento das demandas apresentadas pelos movimentos organizados na cidade.
Até o momento, em todas as lutas que ocorreram, os representantes foram recepcionados por esta administração e pela a Câmera Municipal  e em alguns casos até tiveram suas reivindicações atendidas. Foi o caso da redução da tarifa de ônibus, do pagamento do 14° salário do magistério municipal e a renovação dos bolsa-aluguel.
Infelizmente, esta postura da administração municipal não vem sendo seguida pela GCM. Em inúmeras manifestações já ocorridas neste ano, se deparou com uma postura absolutamente truculenta ,descontrolada e desnecessária por parte do comando da guarda.
Vale lembrar a postura inconseqüente da guarda durante a seção da câmera de 7 de janeiro,a truculência aos que lutavam contra o aumento da passagem e o impedimento da manifestação dos ciclistas.
No ato desta quinta-feira a postura da GCM não foi diferente.
No intuito de tumultuar, tentaram impedir a manifestação de se aproximar do hospital a base de gás-pimenta, cassetetes e revolveres em punho.
A desculpa para tamanha truculência foi o de sempre, invasão do Antena e preservação do patrimônio público. A pergunta que se faz é: “Quem em sã consciência invade um hospital? Quem invadiu e dilapidou o Antena é a Iacta Saúde e o ex-prefeito Evilásio. A população luta por melhoras no atendimento e não o contrário.
Fato concreto é que a postura da guarda foi a responsável pelo ocorrido, pelas pessoas feridas e pela a paralisação do atendimento.
Mas isso não impediu que o comandante da guarda posasse de vítima para a imprensa local, quando na verdade muitos relatos afirmam que ao perseguir uma senhora o mesmo teria caído sozinho.
É bom que fique claro que nem todos os policiais compartilharam dessa postura violenta e truculenta, na verdade, a grande maioria, se negou a agredir os manifestantes. Um dos guardas chegou a dizer que: “ele apóia luta porque ele também usa o Antena e ele não foi contratado para bater no povo e sim protegê-lo”.
Por fim, em que pese a postura do comando da guarda e a forma como a imprensa local divulgou a manifestação, procurando criminalizar o movimento, a avaliação geral é que a ação foi positiva e que enquanto não houver um atendimento de qualidade e digno à população continuaremos mobilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário