sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fernando Fernandes, o PT e a Praça Luiz Gonzaga

Por José Afonso da Silva

As reclamações e atividades organizadas contra o fechamento da Praça Luiz Gonzaga vem ocorrendo desde fevereiro, mês em que foi anunciado a instalação do Poupatempo na Praça, Essa campanha tomou corpo após as manifestações de junho que foram muito fortes em Taboão. Foram feitos atos, shows e passeatas. Em nenhum momento Fernando Fernandes ousou falar que era uma campanha política da oposição, seus argumentos se resumiam a dizer que a praça era um cimentão, local de traficantes, drogados e de desocupados.
Nesse período, não se viu uma nota, um panfleto, uma manifestação do PT sobre o fechamento da Praça. No entanto, o PT, atordoado ainda pela derrota eleitoral de 2012 e procurando construir suas candidaturas pra o processo eleitoral de 2014, resolveu abraçar a causa da praça, pois percebeu que a insistência estava fazendo mudar a opinião dos moradores a respeito do assunto.
Essa guinada do PT deu o argumento que o prefeito Fernando Fernandes precisava. Já que desde quanto o PT entrou na campanha em "defesa" da praça, Fernando repete como um disco riscado, o velho e esfarrapado discurso de que o movimento é político e aponta os manifestantes como seus opositores derrotados nas eleições passadas (no caso aqui o PT).
O fato é que a entrada do PT nesta luta trouxe um enorme constrangimento para os que já estavam envolvidos nela.
E isso não ocorre por acaso. Vale lembrar que o PT foi governo junto com o PSB, do corrupto Dr. Evilásio Farias, por 8 anos. A vice prefeita, Prof. Márcia, foi secretária de cultura e teve uma gestão desastrosa cercada de denúncias.
Nesses oito anos de partilha de governo PSB/PT, (Evilásio/Márcia), provocaram o descalabro total na cidade e nas contas da prefeitura. Essa péssima administração RESSUSCITOU o combalido e moribundo PSDB de Taboão da Serra, que na figura de Fernando Fernandes, volta ao poder em Taboão com projeto claro de reeleger a dep. Analice Fernandes e ser uma vitrine para a reeleição de Alckmin.
Longe de mim dizer quem deve ou não ir aos atos, pois as manifestações são públicas e todos que concordem com ela devem ter o direito de participar (essa é uma conquista pela qual muito sangue foi derramado). No entanto, a forma ostensiva pela qual o PT foi para o ato, com todos os seus vereadores, o ex-prefeito de Embu e atualmente deputado estadual, Geraldo Cruz/PT, num momento onde há um conflito aberto entre os prefeitos de Embu das Artes e Taboão da Serra, apenas deu os argumentos que Fernando Fernandes precisava para confundir ainda mais a população e propagandear que somos contra o Poupatempo por motivos políticos eleitorais.
Um dos argumentos utilizados pelo PT para dizer que não se pode fechar a Praça, refere-se há um investimento de 500 mil reais vindo do ministério do turismo destinados a revitalização da praça. Como me disse uma jornalista recentemente, isso pode ser um tiro no pé, pois coo foi possível gastar 500 mil reais só para por concreto? Algo precisa ser explicado e elucidado.
De qualquer forma, é bom que fique claro qual são as opiniões do movimento:
1. Não somos contra a vinda do Poupatempo, Bom Prato e Detran. Apenas achamos que esses equipamentos podem ser instalados em outro local. Quem disser o contrário está sim querendo enganar a população
2. Defendemos a manutenção da Praça Luiz Gonzaga e que seja revitalizada para que se torne mais útil e acessível a todas as faixas etárias. Se durante os 8 anos de governos Fernando Fernandes e 8 anos de Evilásio/Márcia não foram capazes de fazer isso, poderiam pelo menos assumir que não priorizaram ou que foram incompetentes para tal.
3. A luta travada é pelo direito à cidade! E isso significa lutar por manter, revitalizar, reformar e ampliar os espaços públicos da cidade que são escassos. A Praça Luiz Gonzaga não pode se somar a ciclovia, o direito dos skatistas de usarem a Praça Nicola Vivelechio ou ao abandono do Parque das Hortênsias.

O que está em jogo é que as futuras gerações tenham o direito de usufruírem de espaços públicos. Por isso estamos lutando!

Fotos: www.taboaoemfoco.com.br

2 comentários:

  1. Meu caro, cite um nome de petista preso no escândalo de Taboão. O fato de o pt defender a praça trouxe relevância à causa e, fez o prefeito se manifestar o quê, até então, ignorava solenemente os que se queixavam!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maurício, não lembro de ter falado de nenhum petista preso. Quanto a relevância, não foi o PT quem deu, mas sim o fechamento da praça em si ... O PT, que tem todo o direito de fazer a campanha, não estou discutindo isso, mas sim deu o argumento que o FF precisava para usar a argumentação atual.

    ResponderExcluir