segunda-feira, 2 de setembro de 2013

APEOESP Taboão da Serra apóia a luta do funcionalismo de Embu das Artes


Na última quinta-feira, os funcionários do município de Embu das Artes foram surpreendidos com o anúncio do prefeito Chico Brito de que o pagamento dos servidores, tradicionalmente feito todo último dia útil do mês, seria de agora em diante realizado a partir do quinto dia útil de todo mês. O que na prática significa receber somente no dia 06 de setembro.
A indignação de todos os servidores foi enorme. Já no próprio dia 30, foi realizado um ato em frente à prefeitura, que chegou a reunir 300 funcionários, que após uma tentativa frustrada de falar com o prefeito em pessoa, saíram em passeata e trancaram a entrada do Embu, na Regis Bitencourt (BR-116). Isso apesar de várias denúncias de assédio moral, onde diretoras de escolas municipais ameaçavam professores (as) que queriam participar dessa manifestação com o corte dos seus pontos.
Nesta segunda, novo ato em frente à prefeitura chegou a reunir 600 trabalhadores. O prefeito Chico Brito aceitou receber uma comissão dos servidores que entregou a seguinte pauta de reivindicação: 1. Repúdio a qualquer tipo de assédio moral; 2. Não aos descontos de ponto dos professores (as) ou de qualquer outro funcionário;  e 3. Pagamento imediato dos salários atrasados. 
O prefeito, de forma intransigente, negou-se a realizar o pagamento imediato dos salários, alegando que a prefeitura está sem verba. 
No entanto, o que vimos no último período foi um verdadeiro festival de inaugurações: praças públicas equipadas até mesmo com academias de ginástica, rodoviárias e praças de alimentação. Nada contra a abertura desses locais, que aumentam a qualidade de vida da população, mas um pré-requisito para bons serviços públicas é a valorização dos funcionários, que garantem a manutenção e a preservação desses locais. Além disso, testemunhamos o sucateamento de várias escolas, com lousas quebradas, falta de giz etc. O prefeito deveria pelo menos ter tido consideração para com os funcionários e chamado seus representantes para conversar, não avisar em cima da hora que não haveria aumento, quando centenas de pessoas contavam com isso para pagar suas contas. 
Em vista dessa situação, os servidores públicos presentes no ato decidiram em assembléia decretar greve por tempo indeterminado.
A Apeoesp vem a público declarar sua total solidariedade com os professores (as) e funcionários de Embu. Estamos do lado deles e exigimos do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito:
·         Pagamento imediato dos salários atrasados! Qualquer alteração na data de pagamento deve ser feita depois de um diálogo com os servidores, sem prejuízo para centenas de pais e mães de família que dependem desse salário no dia certo para pagar suas contas. 
·         Não ao assédio moral nas escolas! Todo servidor tem direito a expressar sua opinião e participar de atos.
·         Não à precarização do ensino! Por mais investimentos na educação.
Apeoesp Taboão da Serra

Tels: 4701-5864 (Falar com Diego) / 99828-2902 (Miguel) / 97950-8049 (Toninho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário