sexta-feira, 19 de abril de 2013

Periferia Ativa questiona Plano de Metas de Haddad


PERIFERIA ATIVA
Frente de Comunidades em Luta
Será que os/as mais de 1,5 milhões de cidadãos/cidadãs da região sul da cidade estão satisfeitos com as propostas deste Plano? Será que suas demandas e especificidades foram consideradas?
No período eleitoral, o Haddad fez promessas em áreas estratégicas para o desenvolvimento das comunidades que compõem a Periferia da Região Sul da cidade de São Paulo. No entanto, agora não estamos enxergando o que foi prometido no Plano de Metas do Município e por isso estamos aqui para relembrar e COBRAR maior participação popular na construção desse planejamento e que sejam cumpridas as promessas rigorosamente.
HABITAÇÃO: Notamos que o número de habitações anunciadas nesse plano de metas não é mais que 10% do déficit atual. E somos contra os despejos sem alternativa de moradia, que já se iniciaram, e entendemos que há necessidade na ampliação da meta de 55 mil unidades. Nos preocupamos ainda com a Copa do Mundo, pois se a questão de habitação já é grave por si só, a realização desse evento, acarretará em mais remoções, despejos e especulação imobiliária, dificultando ainda mais a vida das trabalhadoras e trabalhadores.
TRANSPORTE: Na área de transporte falou-se muito no período eleitoral em duplicação da Estrada do M Boi Mirim e Av. Carlos Caldeira Filho, no entanto, não as visualizamos no plano de metas. O transporte é um dos setores que mais sacrifica os moradores das comunidades da zona sul, por isso é fundamental a ampliação das avenidas citadas, bem como a necessidade de parcerias com o Estado para expansão do metrô nessa região.

ESPORTE: Na última gestão municipal presenciamos o loteamento dos CDC’s, que hoje estão funcionando como franquias de grandes clubes, refletindo o descompromisso com as entidades de iniciativa popular que já tocam esse trabalho. Posto isso, queremos o fim dos loteamentos, bem como a criação de incentivo municipal ao esporte voltado ao publico das periferias. Vislumbramos ainda, a criação do plano de uso ao legado físico, estrutural e outros, da Copa 2014 visando como público alvo os futuros atletas das periferias.
SEGURANÇA: Exigimos o fim da operação delegada. Vivenciamos no último semestre de 2012 um período de barbárie, que resultou em perdas irreparáveis para as famílias da periferia, e não acreditamos que esse tipo de política de segurança pública seja viável e eficaz. Acreditamos ainda, que a herança de criminalização dos trabalhadores ambulantes deve cessar: não aceitamos mais ações truculentas por parte das GCM.
SAÚDE: Requeremos participação da comunidade na definição dos locais das novas UPAs, hospitais e unidades da Rede Hora Certa na região, por meio da criação de mecanismo de diálogo com os movimentos sociais organizados e associações locais.
CULTURA: A Virada  Cultural utiliza um grande montante de recursos, mas tem sido centralizada, notamos também centralização nos bens culturais. Posto isso,  requeremos  a descentralização de ambos, para a ampliação do acesso da população pobre e periférica da cidade de São Paulo. E ressaltamos que seja considerado não apenas o público, mas também grupos culturais e produtores de cultura.

QUEM SOMOS?
A PERIFERIA ATIVA é uma Frente de Comunidades que reúne lutadores de dezenas de bairros periféricos de São Paulo e da Região Metropolitana. Nosso objetivo é unificar a luta pelos nossos direitos. Juntos somos fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário