segunda-feira, 1 de abril de 2013

Governo novo, velhas práticas

Por José Afonso da Silva e Stan Szermeta


A situação dos serviços públicos em Taboão da Serra está um verdadeiro caos. Falta de vagas em creches, transporte ineficiente, ruas escuras e esburacadas, coleta de lixo desorganizada dos bairros da periferia.
Mas quando se observa os problemas enfrentados pela população que depende do serviço público de saúde de Taboão, o quadro é ainda mais grave.Faltam médicos, equipamentos, medicamentos e funcionários para um atendimento adequado, digno e humano aqueles que procuram o Pronto Socorro do Antena e as UBS em momento de necessidade.
Esta situação dramática na saúde, assim como nos outros serviços públicos do município, é consequência da terceirização implementada nas primeiras gestões de Fernando Fernandes e que teve continuidade no governo de Evilásio Farias.
Por  mais que o atual prefeito, Fernando Fernandes, reclame da herança maldita deixada por Evilásio Farias, não podemos esquecer que Evilásio apenas deu seguimento as políticas de seu antecessor.

 Na contramão da solução
As medidas tomadas por Fernando Fernandes, no intuito de resolver os problemas da cidade, vão na contramão das soluções necessárias.
Na saúde, Fernando Fernandes diz que romperá o contrato com a ONG IACTA Saúde, mas fará contrato com outra fundação do mesmo caráter .
Fernando Fernandes, revogou o aumento da tarifa dos ônibus circulares, no entanto, silencia sobre a ruptura do contrato com a Viação Fervima Pirajussara.
Rompeu o contrato com a empresa administradora da zona azul, mas fala em estudos para a contratação de uma nova empresa.
Aprovou na Câmara Municipal a revisão da planta genérica, o que possibilitaria a redução do absurdo valor do IPTU. Porém, se não houver participação direta da população nos estudos da nova planta genérica, a mesma, assim como no governo Evilásio, será tocada de acordo com os interesses do mercado imobiliário e das empreiteiras. O que poderia deixar o valor do IPTU ainda mais alto.
Fernando Fernandes, também acabou com  as ciclovias sem nem um estudo e nem uma discussão democrática com os ciclistas e para trazer o Poupa Tempo pra cidade (o que nós somos a favor), mas se for pra acabar o espaço de lazer e recreação da Praça Luiz Gonzaga, seremos contra.

 Mais do mesmo
Os velhos vícios políticos das administrações de Taboão da Serra continuam em voga com Fernando Fernandes, exemplos como a indicação de parentes para cargos de secretário de governo, o filho, na secretaria de esportes, e o cunhado, na secretaria de segurança. Prática clara de nepotismo na administração publica.
O recente aumento do salário dos secretários do governo para 16 mil reais, enviado em regime de urgência  e aprovado na calada da noite pelos vereadores, enquanto o funcionalismo público amarga um arrocho salarial de mais de 10 anos.
Essa postura administrativa é a mesma utilizada nos 8 anos de governo Evilásio Farias. É inadmissível  que a falta de transparência e a priorização dos interesses dos empresários, empreiteiras, grandes comerciantes e partidos aliados, continuem prevalecendo sobre os interesses da maioria da população e do funcionalismo público.

 Farinha do mesmo saco
Durante a campanha eleitoral, nós do PSOL, alertamos a população que embora  houvesse uma disputa fratricida entre o PSDB e o PSB/PT, ambos tinham as mesmas práticas  políticas  e as mesmas prioridades. Por dizíamos que eram farinha do mesmo saco.
Infelizmente, a população direcionou seus votos e suas esperanças para seus algozes.
No entanto, assim como na campanha eleitoral, continuamos apontando que a participação, organização e mobilização popular é a única forma de resolver os reais problemas do povo.
O PSOL está nesta luta junto com o povo em defesa dos seus direitos!

2 comentários:

  1. A praça Luiz Gonzaga pelo o que pude ver, só serve atualmente para algumas crianças brincarem de bicicleta durante o dia, sempre com a presente de elementos desocupados por perto, no mais é uma verdadeira fábrica de barulho com estas festas juninas,sertanejas, grupos de Hip Hop e carros com som absurdamente altos próximos aos bares da região, não moraria ali de jeito nenhum, coitada da vizinhança será que nosso amigo não viu ou ouviu o mesmo que eu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, crianças na Praça! qual o problema, não é pra isso serve uma praça? Elementos desocupados, praça é lugar de trabalho? Qual o problema das festas juninas e shows de rip hop? Você pelo jeito não frequenta a praça, se frequentasse não falaria essas baboseiras.

      Excluir