terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Manifestação contra o aumento da passagem continua amanhã, quarta-feira, na Câmara Municipal

Por José Afonso da Silva


Hoje ocorreu a primeira manifestação contra o aumento da passagem dos circulares de Taboão da Serra.
Cerca de 60 pessoas, entre jovens e mães, participaram da manifestação que teve concentração no estacionamento do Parque das Hortênsias, parou na prefeitura e depois saiu em passeata pela Rua Armando de Andrade, passando pela Avenida Jovina de Carvalho Dáu, BR 116 e sendo finalizada na Praça Nicola Viveleccio.
Munidos de cartazes, faixas, batuques e instrumentos de sopro, os jovens bradavam palavras de ordem como: “Mãos ao alto, três e trinta é uma assalto!”, enquanto distribuíam panfletos à população que em troca declaravam a apoio a luta e demonstravam sua indignação com relação ao aumento da passagem.
Na prefeitura, os manifestantes iriam entregar a Carta aberta da População ao prefeito Fernando Fernandes, no entanto, o mesmo não se encontrava em seu gabinete. Mas fomos atendidos pelo Secretário de Comunicação, Daniel Chaves Sá Borges, e por assessores de sua secretaria.

Na reunião com o secretário ficou acertado o seguinte:
1.              Em quinze dias, seria apresentado um estudo das planilhas de custos da Viação Pirajussara, numa comissão tripartite: governo, Viação Pirajussara e representantes da população.
2.              Re-elaborar a Carta Aberta ao prefeito Fernando Fernandes, incluindo um quarto ponto: que seria a análise das planilhas de custos da Viação Pirajussara. A mesma será entregue amanhã, quarta-feira, 09 de janeiro, por volta das 14:00 ao secretário de comunicação.
3.              O secretário também se comprometeu em agendar entre quarta e quinta-feira desta semana, reunião com o Secretário de Transportes para discutir como seria feito o estudo da planilha de custos.

Obviamente, o intuito da manifestação era o veto do prefeito ao aumento da passagem, no entanto, os argumentos da prefeitura baseavam-se em impedimentos legais e contratuais. ( isso foi rebatido durante a reunião com vários exemplos de experiências de outros estados, onde foi possível revogar o aumento da passagem enquanto era feito um estudo da planilha de custos.

Continuidade da luta

Amanhã, quarta-feira, os manifestantes irão participar da sessão da Câmara Municipal, onde também protocolarão Carta Aberta exigindo a revogação do aumento para R$ 3,30 na tarifa do circular. A concentração acontecerá a partir das 13:30 na Praça Nicola Viveleccio, de onde partirá para a Câmara que tem sessão marcada para iniciar às 14:30.
O dia de hoje foi apenas o primeiro round desta luta, por isso é importante continuar trabalhando o abaixo-assinado, divulgar a petição online e, claro, participar das manifestações chamadas pelo movimento.

Clique nos link abaixo para participar:

Modelo de Abaixo-assinado, clique aqui
Petição online, clique aqui
Página do movimento R$ 3,30 eu não pago, clique aqui

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os envolvidos.

    Pessoal da organização, mobilização, pessoal do som rs!!

    Foi bacana mesmo... E como o texto diz...

    "O dia de hoje foi apenas o primeiro round desta luta, por isso é importante continuar..."


    "A quem possa interessar: vamos em frente!" [ Antônio Guilherme Ribeiro Ribas]

    ResponderExcluir