quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Denúncia sobre fechamento de escola e campanha eleitoral ilegal em escola de Embu-Guaçu

Por Miguel Leme (Coordenador da Subsede Apeoesp Taboão da Serra)


Desde agosto deste ano, os professores, pais e alunos da EE Olivia de Faria Nogueira (antiga EE Santa Isabel), em Embu-Guaçu, vem lutando contra o  fechamento gradativo do período noturno da escola. 
O fechamento do período noturno tem sido defendido pela Diretora da Escola, Josirene Fabrício; e pelo Dirigente Regional de Ensino de Itapecerica da Serra, Airton César Rodigues. A justificativa apresentada é de que não há demanda.
Entretanto, esse argumento não corresponde a realidade. Levantamento realizado pelos professores da própria escola apontou que há demanda sim, sendo que o principal entrave é o boicote da própria Diretora em realizar o cadastro dos alunos.  Alunos tem procurado a escola e além de não serem cadastrados, tem sido informados que não haverá período noturno em 2013.
 Em reunião realizada na Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra, no dia 11 de setembro, com a presença da Apeoesp e professores da escola, a Diretora Josirene  negou esta prática e que o cadastro seria realizado.
Entretanto, de lá para cá, nada mudou. A secretaria da escola só funciona até as 18h para cadastro de novos alunos, impedindo muitos estudantes trabalhadores em realizar o seu cadastro.

 ALÉM DE QUERER FECHAR O PERÍODO NOTURNO, HÁ UMA CACHOEIRA DE DENÚNCIAS CONTRA A DIRETORA JOSIRENE
Além de querer fechar o período noturno, há uma série de denúncias contra a  Diretora Josirene e uma total omissão, para não dizer conivência, do Dirigente de Ensino, Sr Airton.
No dia 25 de setembro, os professores da EE Olivia de Faria Nogueira,  protocolaram documento na Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra solicitando uma série de esclarecimentos de questões do dia-a-dia da escola. Até agora nada foi respondido.
Alguns dos esclarecimentos solicitados foram: por que a secretaria da escola funciona tão somente até as 18h para cadastro de alunos, sendo que há uma funcionária que deveria trabalhar durante todo o período noturno? Por que não há atas das reuniões do Conselho de Escola e de prestação de contas da APM? Por que a Diretora Josirene tem recusado turmas de alunos de outras escolas , como é caso do ciclo I da EE Francisco de Paulo?

DIRETORA UTILIZA COMUNICADO DA ESCOLA PARA FAZER CAMPANHA ELEITORAL PARA PREFEITO DE EMBU-GUAÇU
Mesmo informado, Sr Airton não tomou nenhuma providência
Além desses esclarecimentos, foi realizada uma denúncia gravíssima,  comprovada através de documentos; de que a Diretora Josirene fez campanha eleitoral de forma irregular para o atual prefeito reeleito de Embu-Guaçú, Clodoaldo Leite e para o candidato a vereador, Toninho Val Flor.
Em comunicado aos pais e alunos formandos de 2012, emitido no dia 21 de setembro de 2012, a escola informa que o candidato Clodoaldo Leite é o patrocinador da festa de formatura que será realizada no dia 12/12 e de que ele pagará a ornamentação, som ambiente, fotos, cadeiras, canudos e alimentação (carnes, carvão, refrigerantes e pães). No mesmo comunicado, é informado também que o candidato Toninho do Val Flor será o paraninfo do terceiro ano do ensino médio regular, turma A.  Só faltou…..informar o número dos dois candidatos. clique aqui para ler o comunicado
Diante de uma denúncia gravíssima como esta, realizada no dia 25 de setembro, 12 dias antes das eleições municipais, o que é que fez o Dirigente de Ensino de Itapecerica da Serra, Sr Airton César Domingues? Afastou  a Diretora Josirene? Montou uma comissão de supervisores para averiguar a denúncia? Nada. O Sr Airton não fez absolutamente……nada. 
Diante desta situação, a Subsede da Apeoesp exige o imediato afastamento da Diretora Josirene e que todas as reivindicações dos professores da EE Olívia Faria Nogueira, em especial contra o fechamento gradativo do período noturno a partir de 2013, sejam atendidas.
Mesmo que se concretize o afastamento da Diretora Josirene, a Subsede da Apeoesp informará o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sobre o ocorrido em Embu-Guaçu e exigirá também da Secretaria da Educação do Estado, o atendimento pleno das reivindicacões dos professores da escola, como o não fechamento do período noturno;   e o afastamento permamente da referida diretora. 


Um comentário:

  1. Caros leitores, informo que me resguardo ao direito de não publicar comentários anônimos. Aqui não se trata de serem críticos ou não ao que escrevo, mas sim porque avalio que quem critica deve assumir a crítica na sua integridade, inclusive se identificando.
    Dessa forma se faz debates e reflexões democráticas e que podem de fato serem úteis.
    Afonso

    ResponderExcluir