terça-feira, 14 de agosto de 2012

Taboão da Serra precisa de vereadores comprometidos com a população

Por José Afonso da Silva


Que a Câmara municipal se tornou um balcão de negócios, não é novidade pra ninguém. A lógica da compra de votos dos vereadores pelos prefeitos em troca de secretárias e cargos livre-nomeados transformou a chamada “casa de leis” num espaço privilegiado para a corrupção e para Projetos de Leis contra a população.
Segundo a própria presidente do TSE, a ministra Carmem Lúcia, negociações e divisão de secretarias e cargos de livre-nomeação entre os partidos e vereadores, antes mesmo das eleições, apontam para a falta de autonomia e independência dos vereadores na próxima gestão.
Com campanhas eleitorais financiadas diretamente pelos candidatos a prefeito que coletam recursos financeiros diretamente de empreiteiras, imobiliárias, grandes empresários e grandes comerciantes do município, tornam os futuros vereadores em meros fantoches do futuro prefeito.
A exemplo da atual gestão, ao invés de fiscalizarem o executivo, os vereadores dizem amém e sim senhor a todos os projetos do prefeito, boa parte das vezes sem se quer dar ao trabalho de ler os projetos votados, tal é o grau de subserviência e submissão.
Não seria justo afirmar que todos os 234 candidatos (as) a vereança registrados para disputa eleitoral são corruptos ou interesseiros. Provavelmente boa parte deles estão cheios de boas intenções e acreditam que uma vez eleitos podem ajudar a cidade a resolver os problemas da população. No entanto, é possível afirmar que estes candidatos são lançados pelos caciques com o único objetivo: somar votos para alcançar o quociente eleitoral. No final das contas quem acaba se elegendo são as velhas raposas da política taboanense.
Taboão da Serra é uma cidade com pouco mais de 20 km2, o 5° menor município do estado, e uma população de mais de 250 mil habitantes. Isso torna Taboão uma das cidades mais adensadas do estado. A grosso modo, há quase um candidato pra cada duas ruas do município, o que torna quase impossível para um único candidato alcançar sozinho o quociente eleitoral (que deve ficar em torno de 12 mil votos nesta eleição).
Por isso os votos de cada candidato das coligações são fundamentais para eleger os eternos coronéis da política local.
Quando os eleitores confiam seus votos a um vizinho, um amigo ou mesmo um parente, indiretamente podem estar perpetuando a continuidade do mandato daquele vereador que esteve envolvido em corrupção, que votou no aumento do IPTU ou que virou as costas para a população depois de eleito.
A população de Taboão da Serra deve ter claro que dos 13 vereadores que votaram pelo aumento do IPTU em 2009, sete estão com o candidato Fernando Fernandes e  seis com o candidato de Evilásio, José Aprígio. Dos quatro vereadores presos na Operação Cleptocracia, três estão com Fernando Fernandes e um com José Aprígio.
Votando em candidatos dessas coligações, sem querer o eleitor pode estar elegendo esses vereadores ou seus parentes que continuaram a administrar a cidade em benefício próprio.

Vereadores (as) que se pode confiar
Os candidatos da Frente de Luta Socialista (PSOL/PSTU), com Stan Szermeta prefeito, são candidatos envolvidos na luta contra o aumento do IPTU, contra a corrupção, contra o aumento da passagem, contra a destruição do meio ambiente pela especulação especulativa, contra o aumento do salário dos vereadores, pelo direito a moradia, contra a privatização da saúde e em defesa das professoras ADIs.
Enfim, os votos dados em qualquer um dos 10 candidatos (as) da Frente de Luta Socialista é a garantia de um representante incansável em defesa dos trabalhadores, da juventude, do funcionalismo público e da população mais pobre e um (a) combatente aguerrido contra a corrupção endêmica instalada no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário