quarta-feira, 27 de junho de 2012

Wagner Eckstein é obrigado a retirar candidatura para apoiar o candidato de Evilásio

Por José Afonso da Silva


A decisão inegociável da Direção Nacional do PT em exigir que o partido apóie a candidatura de José Aprígio/PSB em Taboão da Serra, colocou os militantes, simpatizantes e candidatos em estado de catarse.
A decepção e angústia são enormes. Após mais de seis meses insistindo em candidatura própria, onde o nome do vereador Wagner Eckstein era apresentado como uma dissidência político programática ao governo de Evilásio cai por terra depois de uma decisão tomada contra a vontade e a revelia dos filiados.
O messianismo pragmático da direção nacional do PT, leia-se de Lula, em eleger Fernando Haddad em São Paulo e evitar possíveis adversários de Dilma em 2014, faz com que o PT se alie com Maluf e retire candidaturas do partido em dezenas de municípios como Taboão e Itapecerica da Serra.
Apesar das negativas iniciais e a disposição de lutar nas instâncias partidárias ( direção estadual e nacional), foram sucumbidas pelas possibilidades remotas de reverter tal decisão.
Neste momento, o PT de Taboão discute abertamente a indicação do vice de José Aprígio/PSB. A prioridade, segundo a imprensa, seria Wagner Eckstein, mas este pelo desgaste gerado, dificilmente aceitará ser vice na chapa do PSB. Fala-se inclusive que o grau de desgaste faria com que Wagner Eckstein sequer seja candidato a vereador.
A outra possibilidade de indicação de vice é a do presidente da Câmara, o vereador José Macário. Pra quem não se lembra, José Macário, quando da discussão do aumento no salário dos vereadores, pronunciou a célebre frase que indignou a todos: “Político tem que ganhar bem para que seja honesto com o povo de sua cidade”. Após citar essa frase em uma sessão da câmara municipal, Macário sequer se deu ao trabalho de se retratar ou fazer uma autocrítica.
José Aprígio, candidato do prefeito Evilásio, responsável por colocar Taboão da Serra no mapa como um dos municípios mais corruptos do país, ter José Macário como vice é escancarar que esses senhores nada aprenderam com os escândalos de corrupção ocorridos em 2011 e que estão lixando para o que pensa e sente a população.
Essa é uma chapa que ao invés de somar, divide ainda mais a já naufragada campanha do governo.

Cidade das imobiliárias e das empreiteiras

Os sucessivos governos de Taboão da Serra, nada mais foram que governos a serviço das empreiteiras, das imobiliárias e das “pequenas” construtoras e a câmara municipal está repleta de representantes desse setor.
Para Evilásio, nada é mais legítimo que o próximo prefeito indicado por ele seja um empreiteiro. Ao invés de continuar tendo capachos das empreiteiras a frente do governo é melhor ter um legítimo representante do setor.
Esse setor financia candidatos a presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores, depois cobra a fatura com superfaturamento de obras e concessões governamentais.
Esse setor age por fora da lei corrompendo os políticos, alterando os Planos Diretores a seu bel prazer e estabelecendo prioridades distantes dos interesses da maioria da população.
Os planos governamentais para construção de moradia popular, a exemplo do Minha Casa Minha Vida, esbarram na especulação imobiliária e na subserviência de prefeitos e vereadores.
Em Taboão, por exemplo, as empreiteiras querem avançar para as poucas áreas que restam, inclusive as de preservação ambiental. Não foi por acaso que os vereadores aprovaram a alteração ilegal no Plano Diretor.
O poder das empreiteiras no município chega ao ponto de financiar advogados para defender políticos envolvidos em escândalos de corrupção, como no caso da Etama que, de acordo com a Folha de São Paulo, pagou mais de 700 mil reais por um habeas corpus.
Wagner Eckstein e o PT não entederam ou fingiram que não entenderam esse jogo.

Os taboanenses tem uma alternativa de luta e socialista nas eleições

Enquanto a candidatura do governo Evilásio aprofunda sua crise, o candidato tucano assiste de camarote a ruína de seu adversário.
No entanto, as diferenças políticas, programáticas e propostas são exatamente as mesmas: administrar para os ricos, empreiteiras, imobiliárias em detrimento da população mais pobre, do funcionalismo municipal e dos serviços públicos.
Mas nem tudo está perdido!. Felizmente, existe o PSOL em Taboão da Serra e o companheiro Stan Szermeta é o único candidato capaz de fazer frente à candidatura tucana com credibilidade e por sua ligação estreita com as lutas contra o aumento do IPTU, contra a corrupção, em defesa das reivindicações das ADIs e do funcionalismo, contra o aumento da passagem de ônibus e pela defesa da moradia.
Stan é o único candidato capaz de derrotar o PSDB nas ruas e nas urnas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário