segunda-feira, 29 de julho de 2013

Defesa Civil pede interdição da EMEF Heitor Villa Lobos

Por José Afonso da Silva


Membros da Defesa Civil fizeram uma vistoria na EMEF Heitor Villa Lobos no dia de hoje e, de acordo com o parecer dos engenheiros, a escola necessita de uma reforma urgente. De acordo com os engenheiros, a escola deve ser interditada para reforma, pois o risco para professores (as), funcionários e alunos é eminente.
A falta de manutenção no prédio da EMEF Heitor Villa Lobos vem sendo alvo de reclamações e denúncias há anos e como nada foi feito, a situação chegou ao estado em que se encontra.
Por várias vezes as professoras da escola fizeram essa denúncia e as autoridades municipais, como sempre fazem, deram de ombros. Inclusive eu, quando tive a oportunidade de usar a palavra na Tribuna Popular da Câmara Municipal, adverti que havia salas em que o teto estava prestes a cair sobre a cabeça dos alunos a qualquer momento. Mas como geralmente acontece, os vereadores ficaram muito mais preocupados em defender seus respectivos egos que os interesses da população.
A política do jeitinho e do enrola-enrola chega uma hora que não funciona mais. Por isso a situação chegou ao ponto em que chegou.
A EMEF Heitor Villa Lobos é conhecida por ser uma ótima escola e é muito procurada pela comunidade, e com razão, pois devido ao esforço e dedicação dos professores (as) e funcionários (as), fez com a escola tenha sido primeira lugar no IDEB nos anos anteriores.
Embora o município de Taboão da Serra, ostentasse o título de Cidade Educadora, todos sabiam que por trás da bela, ostensiva e cara propaganda do governo Evilásio, tudo não passava de marketing. Muitas escolas encontram os mesmo problemas, muitos podem ser vistos simplesmente olhando pelo lado de fora do portão. Já do lado de dentro, devido ao abandono, sabe-se se lá os riscos que correm os que ali estudam e trabalham.
Infelizmente, o governo Fernando Fernandes vai na mesma toada, muita propaganda e pouca ação concreta pra resolver os problemas.
Falta de tudo, de uniformes pras crianças; giz, papel sulfite, e etc. para professores (as) e condições de trabalho. Mas pelo que tudo indica, o verdadeiro perigo parece estar na estrutura dos prédios.

É necessário uma vistoria em todos as escolas municipais de Taboão Serra ou podemos esperar pelo pior? Onde está os mais de 400 mil reais economizados nas escolas durantes os primeiros meses do ano? 
As escolas não podem esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário