sexta-feira, 21 de junho de 2013

Juventude de Taboão toma às ruas para exigir direitos....

Por José Afonso da Silva

Acabo de chegar do ato que ainda está ocorrendo. Neste momento mais de 3 mil estudantes caminham pela BR 116. Ao que consta a outra passeata que começou 16h em Embu das Artes segue em direção a Taboão, onde as duas manifestações se juntaram. O pique e a disposição da juventude são impressionantes.
As bandeiras de ordem dos estudantes são as mesmas que o movimento popular, os sindicatos e a esquerda vem levantando no último período. Bandeiras como "pelo fim da dupla função do cobrador"; "Por educação e saúde de qualidade" ; "não ao uso de dinheiro público com a copa do mundo"; "Não ao fechamento da Praça Luiz Gonzaga"; entre outros, além da pautas nacionais que temos visto nas outras manifestações como "não a PEC 37" e "Pelo fim da corrupção".
O medo que ronda as manifestações, onde setores da extrema direita se aproveitam do sentimento antipartido para expulsar setores da esquerda também estava presente na manifestação. No entanto, em Taboão da Serra, um ex-militante do PT, que até ontem era chefe de gabinete do vereador Moreira do PT, Professor Marco Antônio Guerreiro, foi o responsável por puxar palavras de ordem contra militantes de partido (depois escreverei sobre isso). Como se vê também há oportunistas de todas as matizes políticas que querem surfar nessa onda antipartido. Obviamente para aparecerem bem na foto e faturarem eleitoralmente nas próximas eleições.
O sentimento antipartido é real e na minha opinião é legítimo. As expectativas depositadas no PT e sua traição ao chegar ao governo é o grande responsável por este quadro de politização associado a negação de organização. O PCdoB, a UNE e a CUT também são responsáveis. Pois na concepção da juventude não se pode confiar em ninguém que seja organizado.
No entanto, vários estudantes e participantes das manifestações começam a questionar que devemos ser mais organizados e que é necessário respeitar criar algum tipo de organização dessa luta para que ela de fato consiga alcançar os os objetivos. Muitos também comentavam sobre o respeito que deve se ter nas manifestações aos presentes nos atos.
Isso deixa claro que por mais que setores oportunistas e de extrema direita consigam manipular uma parcela das manifestantes.. isso não durará pra sempre.
Por isso não é hora de ir pra toca ou de ficar reproduzindo o discurso fácil amedrontador de golpe... A disputa sobre os rumos do movimento está em curso e não podemos nos abster de intervir de forma decisiva neste processo.
Muitos dos jovens portavam bandeiras do Brasil. Mas isso não necessariamente é um problema, pois como dizia Trotsky: "O nacionalismo é a casca do ovo do bolchevique imaturo".
A juventude saiu às ruas, mas a classe trabalhadora ainda não. É necessário fazer uma chamado a classe trabalhadora que entre nesta luta, pois só com a participação do conjunto da classe (trabalhadores, filhos de trabalhadores e movimentos sociais) podem barrar a presença da direita nas manifestações e conduzir esta luta a vitória.
Nosso papel neste momento é continuar nas ruas junto da juventude, esse é o nosso lugar e esse é o nosso destino.

Voltando pro ato....que ainda está em andamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário