terça-feira, 2 de abril de 2013

Pressão Popular Impede Aumento da Passagem


 Por Evandro Garcia

No apagar das luzes do fim de seu governo o então Prefeito Evilásio Farias aumentou, sem nenhuma justificativa, a tarifa dos ônibus municipais de R$ 3,00 para R$ 3,30. Esse aumento abusivo se desdobrou em manifestações populares com grande participação da juventude/estudantes taboanense, exigindo a revogação do aumento da tarifa de ônibus.
A forte pressão popular através das redes sociais combinadas com as mobilizações de rua organizadas nos dias 8 e 9 de janeiro fizeram o novo Prefeito Fernando Fernandes revogar o aumento da tarifa dos circulares concedida a Viação Pirajussara/Fervima.
Essa vitória virou referência para várias outras mobilizações no país contra o aumento da passagem também organizadas, principalmente por jovens estudantes. Além da derrubada do aumento o movimento arrancou do Sr. Secretário de Transporte, como do Sr. Prefeito a promessa de revisão do contrato com a Pirajussara/Fervima e de uma auditoria do Transporte Público na cidade. Entretanto, até o presente momento, não se viu nenhuma ação de fato sobre o assunto.
Enquanto isso a população está sofrendo com a péssima qualidade em que se encontra o transporte público em nossa cidade. Porque será que os governos têm tanto medo de enfrentar o poderoso monopólio da Pirajussara/Fervima?

Transporte Metropolitano

Nós do PSOL temos sempre destacado a importância e a necessidade de uma política séria que enfrente, de fato, o problema do transporte público metropolitano. Grande parte da população Taboanense se desloca, na sua maioria, para a capital paulista e enfrenta um verdadeiro colapso chegando  a gastar até 4 horas do dia no transporte público no trajeto entre a casa e o trabalho. 
Durante o período eleitoral o Prefeito Tucano, referendado pelo Governador do Estado, prometeu trazer até o Taboão da Serra a linha 4 amarela do Metrô. Achamos uma medida necessária e vamos cobrar com força para que não seja apenas mais uma promessa de campanha. Queremos que as autoridades venham a público e apresentem o projeto de implementação das novas estações, com seu percurso, previsão de gastos, prazo para as licitações e inicio das obras. Porém, precisamos de ações mais imediatas que enfrentem o caos nas linhas intermunicipais, que garantam a sua integração com os outros canais como o Metrô e a CPTM.

 
Ciclovia
Diante do caos que estamos enfrentando dos meios de transporte se faz necessário um amplo debate com sociedade sobre um plano de mobilidade urbana. Neste sentido, é fundamental que os governos municipais passem a investir em formas alternativas de locomoção como, por exemplo, as ciclovias.
Em Taboão da Serra essa questão não está sendo levada a sério. A administração anterior implementou ciclofaixas  sobre calçadas , ou dividindo as ruas  com carros, sem nenhuma segurança para os pedestres, ciclistas e motoristas. Ao invés de pensar uma saída para o problema o atual prefeito, de forma autoritária, simplesmente aboliu as ciclofaixas gerando uma grande insatisfação.
Para nós do PSOL é fundamental pensarmos um meio termo, não achamos que o fim das ciclofaixas seja a saída, mas é fundamental pensá-las  de forma integrada a realidade de nossa cidade e que ofereça de fato mobilidade com segurança para a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário