quarta-feira, 26 de setembro de 2012

NOTA DE SOLIDARIEDADE DO MOVIMENTO POR DEMOCRACIA E INDEPENDÊNCIA NO SINPEEM SOBRE ACIDENTE OCORRIDO EM ESCOLA DE TABOÃO DA SERRA



No dia 19/09/2012 um aluno de 5 anos de idade foi atingido na cabeça por uma televisão que caiu do rack onde estava precariamente acomodada. Esta fatalidade ocorreu na E.M.I. Bidu, escola municipal localizada em Taboão da Serra e teve ampla repercussão pelos meios de comunicação. O aluno ficou gravemente ferido, mas felizmente já deixou a UTI e vem se recuperando bem, segundo as informações da equipe médica.
A tragédia aconteceu no momento em que a professora levava parte dos 29 alunos, todos eles com 5 anos de idade, ao banheiro para fazerem suas higienizações. De acordo com a Conferência Nacional de Educação (Conae) o número máximo de alunos por sala de aula na educação infantil deveria ser de 15 alunos por sala, e não 29 alunos, como ocorre na E.M.I. Bidu.
Além da superlotação, a nota divulgada pela Comissão de Professoras ADIs - ATRASPACTS de Taboão da Serra também afirma que os motivos que levaram ao acidente estão relacionados à falta de profissionais e infraestrutura nas escolas, assim como a má qualidade dos equipamentos. A nota diz ainda que as escolas de Taboão convivem com vidros quebrados com cacos expostos, goteiras e chão molhado, fios desencapados, carteiras quebradas, entulhos pelos corredores, buracos de esgoto sem ralo, sanitários entupidos etc.
Tendo em vista o flagrante descaso do poder público diante das péssimas condições de funcionamento das escolas municipais de Taboão da Serra, o Movimento por Democracia e Independência no Sinpeem vem a público para repudiar toda e qualquer tentativa de responsabilizar e criminalizar a professora da E.M.I. Bidu pelo acidente ocorrido.
Nosso movimento presta a mais sincera solidariedade à professora, a todos os profissionais em educação desta escola e do município e exige punição do Secretário de Educação e do prefeito de Taboão da Serra, os grandes responsáveis pelo acidente ocorrido.

São Paulo, 26 de setembro de 2012

Movimento por Democracia e Independência no Sinpeem

Nenhum comentário:

Postar um comentário