segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Falta de democracia e autoritarismo de diretores contribui com o aumento da violência nas escolas

Por José Afonso da Silva


Cansados de tantos assaltos, furtos e até arrastões, os estudantes da escola Edgar Francisco junto com pais, professores e comunidade do Jardim Guaciara, organizaram no último dia 11 de setembro um grande protesto que caminhou da escola até a Praça Luiz Gonzaga.
A iniciativa dos estudantes da escola Edgar Francisco fez com que denúncias de falta de segurança sofridas por várias outras escolas como Alípio, Laurita, Almir Pereira Bahia, Dep. Heitor viesse à tona no noticiário.
Os estudantes, professores e pais formaram Comitê Contra a Violência (CCV) com o objetivo de convocar os alunos de outras escolas do município a se organizarem e participarem do ato que ocorreu no último dia 18 de setembro no centro de Taboão da Serra, de onde cerca de 30 pessoas seguiram até a Câmara Municipal, na qual foi aprovado requerimento com votação unânime dos vereadores acatando as reivindicações de toda a comunidade para resolver os problemas da segurança na região.
O ato poderia ter sido igual ao de 11 de setembro – que contou com mais de 400 pessoas – ou pelo menos bem superior aos 30 presentes no ato.
Ao invés de incentivar estudantes, pais, professores e comunidade a se organizarem, a postura da direção da escola foi a de colocar obstáculos a participação dos estudantes na manifestação. E, pra deixar mais claro sua contrariedade com a organização da comunidade, a mesma proibiu as reuniões do Comitê Contra a Violência que aconteciam na escola todas as segundas-feiras, às 18:00, com o objetivo de dar continuidade da luta contra a violência na região. Agora são obrigados a fazerem reunião em espaços fora da escola.
A diretora deveria agradecer a mobilização dos estudantes, pois após as manifestações, pelo menos até onde consta, não houve mais relatos de assaltos e arrastões na porta de escola, seja pela presença de uma viatura da GCM na porta da escola, seja pelo fato dos assaltantes terem migrado para outra área.
Isso só foi possível pela participação em peso da comunidade, mesmo a contragosto da diretora.

O autoritarismo é inimigo da democracia

Infelizmente, a postura da diretora do Edgar Francisco tem sido a mesma de muitos diretores das escolas estaduais: agem como ditadores impedindo a organizações dos estudantes, a formação de grêmios livres e até mesmo manifestações culturais e esportivas.
Estudantes que fazem denúncias dos problemas da escola ou de seu entorno são taxados como baderneiros ou de estarem arrumando desculpa para não assistirem aulas.
O grau de autoritarismo chega ao ponto em que numa escola que estava sendo panfletada, a diretora pediu para que parassem com a distribuição de material “na sua calçada”. Chegando a insinuar que tomaria providências para parar a distribuição do material (leia-se chamar a polícia).
Muitos diretores agem como se a escola fosse propriedade sua e não um espaço público que deveria estar aberto, não apenas ao aprendizado, mas também para a organização dos estudantes e da comunidade.
Não entendem esses diretores (as) que a organização dos estudantes na luta pelos seus direitos é a melhor arma contra problemas como bullying, depredações e violência entre alunos. Aluno que se organiza é aluno que toma consciência da importância de lutar pelos seus direitos.
Mas como fica claro no caso da escola Edgar Francisco, a diretora tem medo da democracia e da organização dos estudantes.
Fato concreto é que pela falta de democracia nas escolas, as constantes práticas de assédio moral contra professores e a falta mecanismos que possibilite a participação dos pais e da comunidade, fazem com a escola pública não seja um espaço saudável pra quem a freqüenta
É importante aproveitar esse momento para estender a luta contra a violência nas escolas, iniciar um grande movimento de formação grêmios livres estudantis, rumo à organização de um encontro municipal de estudantes de Taboão da Serra.

Esse é só o começo da luta. Venha participar da reunião da juventude da LSR (Liberdade, Socialismo e Revolução), e do núcleo socialista do PSOL), onde estaremos discutindo esse outros temas.

Data: 29 de setembro
Horário: às 16 horas
Local: Av. Jovina de Carvalho Dáu, 125, centro, em frente à EE Domingos Mignoni)
Contato: 99729-6169 e-mail: afonso.lsr@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário