segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Contratado por Fernando Fernandes, Instituto de pesquisa sem procedência e sem credibilidade dá ampla vantagem ao PSDB

Por José Afonso da Silva


Foi divulgada na tarde hoje pelo portal taboanense, pesquisa encomendada pelo candidato Fernando Fernandes, na qual o mesmo aparece com 70% das intenções de voto entre os eleitores de Taboão da Serra, uma vantagem de 51 pontos a frente do candidato de Evilásio e do PT, José Aprígio. Na terceira posição, com 3% das intenções de votos, está o candidato do PSOL pela Frente de Luta Socialista (PSOL/PSTU), Stan Szermeta.
A pesquisa foi elaborada pelo Instituto Opinião e Pesquisa, que diz ter entrevistado entre os dias 1 e 3 de setembro, 403 pessoas de diferentes faixas etárias e sociais. A mesma foi protocolada no cartório eleitoral com n° SP-00749/2012, estava sub judice devido a uma liminar, mas foi liberada hoje a tarde pela justiça eleitoral.
A pesquisa, por mais questionável que possa parecer, serviu como balde de água fria na campanha do empreiteiro José Aprígio/PSB e PT.
Corre pelos bastidores que para reverter o resultado desta pesquisa, Aprígio já trata de providenciar uma outra pesquisa para se contrapor a esta, e claro, com Aprígio a frente, ou pelo menos com um percentual menor atrás do candidato do PSDB.
Se pesquisas já são questionáveis por natureza, o que se pode dizer em Taboão? Pesquisas pagas pelos interessados e por um instituto desconhecido ao que tudo indica maquiou os dados com o objetivo de dar a vitória como dada.
Ao contrário de são Paulo, onde há vários institutos de pesquisas que acompanham a evolução das intenções de voto da população semana a semana, por mais manipuladores parciais que sejam,  sabem que apontar uma diferença muito grande com relação a votação real significa perda de credibilidade e prejuízo financeiro, imagine-se em Taboão da Serra com pesquisas são feitas ao gosto do cliente.
E outra, se pesquisa fosse fiel ao que pensa a população, nem precisaríamos de eleições.
Um dado que chama a atenção na pesquisa é o índice de rejeição dos candidatos, que de acordo com o Instituto Opinião e Pesquisa, Stan teria 35%, Aprígio, 33% e Fernando Fernandes, 13%. Qual é a base para a rejeição do candidato a prefeito Stan da Frente de Luta Socialista, sendo que muitos populares estão sabendo agora da existência de uma terceira candidatura. A lógica de qualquer pesquisa é que quanto menos conhecido, menor é a rejeição. E outra, Fernando Fernandes, depois de 8 anos como prefeito de Taboão da Serra, ter sido derrotado de forma acachapante na última eleição e de fazer parte de uma partido com a privatização e precarização dos serviços públicos ter apenas 13% de rejeição é muita pretensão e menosprezar a inteligência das pessoas.
Agora é um fato que a rejeição as candidaturas de Evilásio é muito grande, inda mais depois dos escândalos de corrupção apontados em 2011. O PT e o PSB ressuscitaram o PSDB em Taboão da Serra e vão pagar um preço alto por isso.
Reconhecemos as dificuldades de nossa campanha, que não aceita dinheiro de patrão, empreiteiro ou corrupto e ao mesmo tempo nos recusamos a fazer campanha com boqueiros pagos. Tudo isso diminui a visibilidade através de banners, carros de som e etc. Mas como dissemos em artigo anterior essa é a campanha do Tostão contra o Milhão e acreditamos que podemos conseguir muito mais votos do que em eleições anteriores.
A população de Taboão da Serra tem a oportunidade de dar uma resposta contundente à corrupção, ao autoritarismo, às práticas anti-funcionalismo e a demagogia eleitoral.
Afinal, Stan e os candidatos da Frente de Luta Socialista são as únicas candidaturas que estiveram nas ruas lutando contra a corrupção; contra o aumento da passagem para três reais; contra as alterações do Plano Diretor que favoreceram as empreiteiras; contra o vergonhoso aumento do salários dos vereadores; na luta em defesa da moradia; na luta em defesa das reivindicações das professoras ADIs; apoiando incondicionalmente a luta do funcionalismo e etc.

Nem corrupto, nem doutor!
Stan prefeito 50
Afonso vereador 50123


Nenhum comentário:

Postar um comentário