sábado, 28 de julho de 2012

Fernando Fernandes e o aumento do IPTU

Por José Afonso da Silva


Em matéria de hoje, 28/07, publicada pelo site www.taboaoemfoco.com.br, narra a crítica de uma moradora do Jardim Três Marias a Fernando Fernandes, onde ela “reclamou do IPTU elevado e disse que ele (Fernando Fernandes) “está misturado” com políticos que votaram a favor do aumento do imposto”.
Fernando Fernandes, em resposta, disse que “Está registrado o seu desabafo, mas não misture o joio com o trigo” (sic), pediu o tucano ao se eximir de responsabilidade pela medida”.


Tudo junto e misturado, onde está o trigo?
Fernando Fernandes ao pedir para a moradora do Jardim Três Marias não misturar o “joio com o trigo”, nos coloca uma pergunta óbvia: Onde está o trigo?
Dos 13 vereadores da Câmara Municipal que votaram a favor do aumento do IPTU (lembrando que a votação foi unânime), sete (7) estão apoiando o candidato Fernando Fernandes; os outros seis (6) estão apoiando o candidato de Evilásio, o empreiteiro José Aprígio.
Dos 4 vereadores presos na operação Cleptocracia – operação que investigava a máfia do IPTU – três (3) estão apoiando Fernando Fernandes e um (1) está apoiando o candidato de Evilásio. Esse último, Carlos Andrade/PV, afrontou a todos lançando sua candidatura a vereador.
Dos antigos secretários de Evilásio que apoiaram o aumento do IPTU, quase todos estão com Fernando Fernandes. Pra citar apenas alguns: Marco Porta, Arlete Silva e Salvador Grasifi.
Não custa nada perguntar de novo: Onde está o trigo sr. Fernando? Só estamos vendo o joio.

Ele ama Taboão?
Outro aspecto interessante da matéria do taboaoemfoco é que Fernando Fernandes se exime da responsabilidade do ocorrido (o aumento do IPTU).
Como pode um candidato a prefeito se eximir de um tema que está na pauta central do debate eleitoral?
Aliás, não consta uma única nota de Fernando Fernandes a época da votação que aumentou o IPTU a respeito do tema, nem contra e nem a favor.
Na verdade, Fernando Fernandes se eximiu sobre o aumento do IPTU, sobre os escândalos de corrupção, sobre a criação da Zona Azul, sobre a mudança no Plano Diretor, sobre o aumento do salário dos vereadores, enfim, como diz o ditado: quem cala consente.

Qual são as propostas para resolver o problema do IPTU?
O candidato de Evilásio Farias e do PT, o empreiteiro José Aprígio – que votou a favor do aumento do IPTU em 2009 (leia aqui), disse que reduzirá a taxa de lixo como forma de amenizar o aumento.
Já Fernando Fernandes diz que fará um estudo jurídico... blá blá blá... para revisar o aumento, já que, segundo ele, a lei não pode ser mudada. O interessante é que seu vice, Laércio Lopes (PTB), falou que abaterá o valor do IPTU aos moradores que participarem de programa de reciclagem, onde quem participa mais terá maior desconto. Um escândalo!
Na verdade, tanto Aprígio, como Fernando Fernandes, perceberam que há uma indignação enorme da população e procuram inventar propostas mirabolantes durante as eleições, para depois nada fazer.
O candidato a prefeito Stan Szermeta da Frente de Luta Socialista (PSOL/PSTU), que desde a aprovação do projeto em 2009 e nas passeatas contra o aumento do IPTU em 2010 teve uma posição clara e inequívoca.
Stan foi o único candidato a prefeito que participou ativamente da coleta de assinatura do Projeto de Iniciativa Popular pela revogação do aumento do IPTU.
Como prefeito de Taboão, Stan estabelecerá de imediato um estudo sério, com a participação popular e com transparência, onde se estabeleça o critério na qual paga mais quem pode mais, observando caso a caso. O IPTU não pode ser uma arma na mão das empreiteiras e donos de imobiliárias que acabam por expulsar a população de Taboão, seja por não poderem pagar taxa do IPTU ou os altíssimos valores dos alugueis.
Faremos uma auditoria pública pra saber quem ganhou e quem perdeu com a mudança da planta genérica. Aqueles que se beneficiaram serão inquiridos e posteriormente processados a devolverem o dinheiro desviado dos cofres da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário