segunda-feira, 28 de maio de 2012

Compra-se Partidos! Paga-se com secretarias e livre-nomeados


Ás vésperas do prazo para as convenções partidárias, os partidos da base do governo, por um lado, e da oposição tucana, por outro, travam uma batalha de morte para ver quem fica com o maior número de partidos em suas respectivas coligações para a disputa das próximas eleições.
O candidato e ex-prefeito tucano do PSDB, Fernando Fernandes, joga pesado, utilizando-se dos velhos métodos tradicionais da velha política, através da influência do governador Alckmin, pressionando e “comprando” os partidos por cima, ou seja, pelos Diretórios Estaduais, à revelia da vontade dos filiados desses partidos no município.
Já o candidato do prefeito Evilásio, José Aprígio, procura um motivo para justificar sua candidatura, já que o movimento de estouro da boiada entre os partidos que ora apóiam o atual governo parece inexorável.
Catando as migalhas que caem dessa disputa, o candidato do PT, Wagner Eckstein, procura ganhar o apoio daqueles que tem vergonha de ir para o bloco Tucano e dos partidos que tentam pular pra fora do barco de Evilásio antes que o mesmo afunde de vez.
Pra isso, o candidato do PT procura ignorar a existência de Evilásio e faz de conta que nos últimos 7 anos e meio não partilharam do atual governo, tendo como vice a professora Márcia. Como se a presença do PT no governo Evilásio nada fosse que uma ilusão ou uma obra de ficção.
Recentemente, a executiva do PCdoB que bambeou entre a candidatura de Aprígio e de Fernando Fernandes, acabou anunciando apoio à candidatura do PT. A questão é saber por quanto tempo?, já que os partidos de Taboão da Serra se movimentam e se posicionam de acordo com quem oferece mais cargos em secretarias e de livre-nomeados.
Enquanto a candidatura de Aprígio se desintegra aos olhos de todos, fala-se pela cidade que o prefeito Evilásio está viajando desde a semana retrasada para os Estados Unidos ou para Cabeceiras. O fato concreto é que o governo Evilásio governa como aquele time que está levando uma goleada e torce para o jogo acabar o quanto antes, diminuindo assim o vexame.
Já Fernando Fernandes, diz que sua vitória será arrasadora! Neste ponto nós concordamos. Uma eventual vitória de Fernando Fernandes será arrasadora para o funcionalismo público, para os serviços públicos, para os movimentos populares e para a população mais pobre do município, pois durante os 8 anos de governo Fernando Fernandes também imperava o autoritarismo nas repartições, o descaso com o funcionalismo, a precarização e privatização dos serviços públicos e a criminalização dos estudantes que lutaram pelo passe-livre.
A prática do PSDB, a vista do que ocorre no governo do estado, não difere e não deixa nada a dever para a de Evilásio.
Lamentavelmente, a imprensa local apresenta insistentemente as três candidaturas (PSDB/PSB/PT), como as únicas opções para a população. Logo, é inevitável o sentimento de descrença e desesperança por parte da grande maioria da população.
No entanto, a população tem sim uma alternativa aos candidatos da corrupção, das empreiteiras, do mercado imobiliário e das maracutais.
O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) esteve a frente da luta contra o aumento abusivo IPTU, das mobilizações contra os escândalos de corrupção e cassação de Evilásio Farias, que participou das manifestações contra o aumento da passagem para 3 reais, que ingressou no Ministério Público contra as mudanças no Plano Diretor que retirou as áreas para construção de moradia popular, que apóia a luta das professoras ADIs em defesa do reenquadramento no estatuto do magistério, e o único a usar a tribuna da Câmara para denunciar o aumento dos salários dos vereadores.
O PSOL lançará o companheiro Stan como candidato a prefeito e candidatos a vereadores que expressam as lutas do povo nos últimos anos.
Além disso, estamos construindo a Frente de Esquerda Socialista nas próximas eleições de Taboão da Serra junto com os PSTU, único partido que esteve junto conosco em todos os momentos da luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário